quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Ser socorrista

ACIDENTES sempre acontecem, não importa em que tipo de atividade as pessoas possam estar envolvidas, sempre estarão sujeitas a se ferirem, gravemente ou não.
Muitas pessoas por serem atendidas de uma forma incorreta, quando não morrem, sofrem danos irreversíveis. Tudo isso por não terem recebido os devidos cuidados no tempo que mais lhe eram necessários. Pra se prestar corretamente esse tipo de ajuda, precisamos conhecer as técnicas de Primeiros Socorros. 

As pessoas serem apenas solidárias não basta. A dúvida é: COMO e QUANDO devo prestar auxílio á vítima? Pois se o fizer de qualquer jeito, PREJUDICO; se não o fizer é OMISSÃO, e isso é crime! (artigo 135 do Código Penal Brasileiro). A Omissão de socorro e a falta de pronto atendimento eficiente, é que tem levado muito dos acidentados á morte ou á danos irreversíveis. Pois os primeiros minutos que se sucedem logo após o acidente são os de maior importância para sua recuperação e sobrevivência.

Vamos chamar de SOCORRISTAS, os profissionais na área. Os Bombeiros por exemplo, tem experiência, conhecimentos e equipamentos necessários para melhor atender a cada caso. Nós que temos apenas noções de Primeiros Socorros somos chamados de ATENDENTE DE EMERGÊNCIA ou ATENDENTE EMERGENCIAL!

O conhecimento dessas Técnicas de Primeiros Socorros podem ser úteis fora do trânsito também.
* Em casa por exemplo: Se uma pessoa idosa cair e bater as costas, ficando sem respirar, não se terá tempo suficiente para ficar aguandando o Socorro que foi acionado chegar.
* Um grupinho de jovens: Saem para fazer um passeio na Serra, e um deles cai e quebra um braço ou uma perna. Não se tem nem como fazer contato com um Socorro, porque o celular está numa área fora de alcance.
Podemos imaginar tantas outras cenas das quais poderíamos nos deparar em situação de urgência de auto socorro, e não poderíamos contar com o mesmo por qualquer outro motivo. Então, conhecer essas Técnicas de Primeiros Socorros me seriam úteis no dia-a-dia.
A cena que se apresenta em um local de acidente com vítimas, sempre se apresenta em meio ao sofrimento, dor, pânico, nervosismo, com pessoas inconscientes ou não. Neste momento é preciso transmitir confiança, tranquilidade e segurança, principalmente aos acidentados que estiverem conscientes. Muitas vezes temos de agir rápido, usando de improvisos, mas sempre dentro dos próprios limites.

Fonte: UOL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário