terça-feira, 29 de novembro de 2011

Música para ressuscitação cárdio-pulmonar


Os Bee Gees e a famosa música "Stayin Alive" podem salvar vidas. Quem diz é uma equipe de médicos especializados em situações de emergência, que garante que o tema, que foi um verdadeiro hit dos anos 70, tem o ritmo certo para fazer uma adequada massagem cardíaca.
Para que uma ressuscitação cardiopulmonar (RCP) seja bem sucedida precisa ser realizada ao ritmo certo. Segundo a Associação Americana do Coração, a canção que embalou John Travolta no filme "Os embalos de Sábado à Noite" pode ser uma ajuda valiosa: é que na RCP devem ser feitas 100 compressões por minuto no peito da vítima, e a música tem precisamente um ritmo de 103 batidas aos 60 segundos.
De acordo com uma reportagem do Daily Telegraph, o especialista David Matlock observou dez médicos e cinco estudantes de medicina a realizarem a operação de primeiros-socorros ao som de "Stayin Alive" e a média de compressões esteve dentro das necessárias para reanimar um paciente corretamente. Cinco semanas mais tarde foi levado a cabo o mesmo procedimento sem a ajuda dos Bee Gees e o número já foi mais elevado.
O resultado deste estudo deverá ser apresentado ainda este mês numa conferência da American College of Emergency Physicians. A ideia é que o tema da banda britânica, cujo título "Stayin Alive" (em português, mantendo-se vivo) não podia ser mais apropriado, passe a ser usado como técnica para treinar profissionais de emergência médica.

Fonte: Expresso.pt, 2008.

VEJA O VÍDEO:

Nenhum comentário:

Postar um comentário