quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Dúvidas mais frequentes

Selecionamos as perguntas realizadas com maior freqüência pelos cursistas da Capacitação em atendimento pré-hospitalar no decorrer das aulas, para os integrantes do Projeto Cartilha de Primeiros Socorros.


Cursista: Se em um acidente automobilístico a vítima está inconsciente, com grave hemorragia nasal (epistaxe), com risco de fratura da coluna cervical, porém está de barriga para cima (decúbito ventral), o que devemos fazer?

Equipe: Em toda e qualquer situação de emergência a prioridade é a vida, nesse caso mais vale ficar com alguma seqüela na coluna cervical que morrer asfixiado, assim deverá com bastante cuidado mudar sua posição, para obter uma melhor respiração, caso esta esteja ausente, posicioná-lo para a realização da ventilação boca-a-boca.



Cursista: Por que não se deve colocar ovo cru sobre uma queimadura?

Equipe: Não se deve colocar ovo cru sobre uma queimadura ou outro ferimento qualquer devido ao aquecimento que será produzido no ovo, provocando o cozimento do alimento, além de obter elevado número de bactérias. Ao colocar sobre o ferimento, a chance de infeccionar é muito grande.



Cursista: Durante uma convulsão é comum colocarmos a nossa mão na boca da vítima a fim de segurar língua, para esta não enrolar e a vítima não morrer asfixiado. É correto?

Equipe: Não se deve colocar a nossa mão na boca de um indivíduo convulsionando, porque não é necessário, pois a pessoa mesmo convulsionando tem a capacidade de conter a língua. Também pelo fato de quando há uma vítima convulsionando, a nossa mão em sua boca nos arriscaremos a ser mordidos, pois seus movimentos são involuntários (não controlados), podendo levar à amputação.



Cursista: É comum durante uma síncope (desmaio) dar álcool para a vítima cheirar e assim ficar consciente, isso é correto?

Equipe: Não, não é correto dar álcool para uma vítima de síncope cheirar, pois não ajudará no retorno da consciência e quando esta estiver voltando, a vítima se sentirá mal por causa do forte cheiro característico do álcool.

Nenhum comentário:

Postar um comentário