sábado, 29 de outubro de 2011

ENGASGO


Você sabia que o engasgo é considerado uma emergência? Em casos graves, pode levar a pessoa à morte por asfixia ou deixá-la inconsciente por um tempo. Sendo assim, agir rapidamente evita complicações.


A dica do site do hospital Albert Einstein é, antes de qualquer ação, manter a calma. Além disso, é importante saber o que está fazendo.

Para ajudá-lo nesse sentido, nós reproduzimos aqui algumas dicas do que fazer em caso de engasgo. Mas lembre-se de chamar a equipe de resgate (Samu 192 ou Bombeiros 193) imediatamente ao perceber que a vítima não responde aos estímulos. Veja os casos abaixo:

ENGASGO POR CORPO ESTRANHO

A chamada Manobra de Heimlich é indicada nesses casos, pois desobstrui a passagem do ar pelas vias aéreas.

Posicione-se por trás e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela ainda esteja consciente. Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago” (região epigástrica). A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão. Faça movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra "J"), até que a vítima elimine o corpo estranho.

ENGASGO EM BEBÊS

- Em consciência: coloque o bebê de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos. Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital).



(Fonte: Albert Einstein – Sociedade Beneficiente Israelita Brasileira)



Segundo uma publicação do site Boa Saúde, a asfixia ou engasgo pode ser evitada, não consumindo alimentos ou objetos pequenos”. Dentre os alimentos de risco citados na matéria estão: “todo tipo de nozes e amendoins, sementes de girassol, sementes de laranja, caroços de cereja, sementes de melancia, chicletes, caramelos, pipocas de milho, cenouras cruas, torresmos, balas duras e carnes duras”.

No caso de objetos, os balões de borracha são os principais causadores de morte por engasgo. Evite também dar às crianças, objetos pequenos ou que podem soltar peças.

Referências:
Albert Einstein
Boa Saúde
Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário