ESTAMOS PARTICIPANDO!!!
segunda-feira, 31 de outubro de 2011
V Feira Regional de Ciências e Cultura
A 3ª CREDE (Acaraú) promoverá, nos dias 31/10 e 01/11 de 2011 a sua V Feira Regional de Ciências e Cultura, cujo tema será: Escola, Espaço de Pesquisa e Diversidade.
O evento será realizado na quadra poliesportiva da EEM Tomaz Pompeu de Sousa Brasil, onde atualmente está funcionando a EEM Liceu de Acaraú Maria Alice Ramos Gomes, situada à Rua José Júlio Louzada, 550, Centro (Acaraú - CE).
A abertura do evento ocorrerá no dia 31 de Outubro, às 18:00 h e, em seguida, teremos os concursos de Composição e Interpretação.
No dia seguinte, 01 de Novembro, os stands serão abertos à visitação do público nos seguintes horários:
Manha: das 8:30 às 11:30 h
Tarde: das 14:30 às 17:00 h
O encerramento da Feira acontecerá a partir da 18:00 h. Participrão desta Feira 44 Projetos das Escolas Públicas Estaduais da região da CREDE de Acaraú.
Um deles é o nosso, que será representado pelos monitores Tamires Maria e Maciel Max.
Contamos com a sua torcida por nossa aprovação!!!
FONTE: site da 3ª CREDE-CE
sábado, 29 de outubro de 2011
ENGASGO
Você sabia que o engasgo é considerado uma emergência? Em casos graves, pode levar a pessoa à morte por asfixia ou deixá-la inconsciente por um tempo. Sendo assim, agir rapidamente evita complicações.
A dica do site do hospital Albert Einstein é, antes de qualquer ação, manter a calma. Além disso, é importante saber o que está fazendo.
Para ajudá-lo nesse sentido, nós reproduzimos aqui algumas dicas do que fazer em caso de engasgo. Mas lembre-se de chamar a equipe de resgate (Samu 192 ou Bombeiros 193) imediatamente ao perceber que a vítima não responde aos estímulos. Veja os casos abaixo:
ENGASGO POR CORPO ESTRANHO
A chamada Manobra de Heimlich é indicada nesses casos, pois desobstrui a passagem do ar pelas vias aéreas.
Posicione-se por trás e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela ainda esteja consciente. Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago” (região epigástrica). A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão. Faça movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra "J"), até que a vítima elimine o corpo estranho.
ENGASGO EM BEBÊS
- Em consciência: coloque o bebê de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos. Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital).
(Fonte: Albert Einstein – Sociedade Beneficiente Israelita Brasileira)
Segundo uma publicação do site Boa Saúde, a asfixia ou engasgo pode ser evitada, não consumindo alimentos ou objetos pequenos”. Dentre os alimentos de risco citados na matéria estão: “todo tipo de nozes e amendoins, sementes de girassol, sementes de laranja, caroços de cereja, sementes de melancia, chicletes, caramelos, pipocas de milho, cenouras cruas, torresmos, balas duras e carnes duras”.
No caso de objetos, os balões de borracha são os principais causadores de morte por engasgo. Evite também dar às crianças, objetos pequenos ou que podem soltar peças.
Referências:
Albert Einstein
Boa Saúde
Wikipédia
quarta-feira, 26 de outubro de 2011
Resumo do projeto
Título: CARTILHA DE PRIMEIROS SOCORROS: CAPACITANDO ADOLESCENTES AO ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR
Tamires Maria Silveira Araújo¹
Maciel Max Rios Vasconcelos¹
Arilene Moreira Lins de Alexandria²
1 Alunos da EEEP Júlio França
2 Professora de Enfermagem da EEEP Júlio França
INTRODUÇÂO:
Os primeiros socorros são um conjunto de ações que são utilizados em situações de emergência e que podem salvar vidas. Porém, em muitos casos as pessoas não sabem como agir diante de um acidente. Como eles acontecem frequentemente, faz-se necessário instruir as pessoas sobre as medidas corretas em primeiros socorros que são medidas simples, mas que se não forem praticadas corretamente, podem gerar agravos ou até mesmo morte da vítima. Este estudo objetivou ensinar aos jovens noções básicas de primeiros socorros, para que saibam realizar procedimentos corretos diante de uma situação de emergência.
METODOLOGIA:
De acordo com Andrade (1999) e Martins (2000), este estudo é uma pesquisa de campo descritiva e exploratória, com abordagem quantitativa. Inicialmente, foi elaborada e, posteriormente, distribuída uma Cartilha de primeiros socorros para cada aluno cursista. Foram realizadas aulas teóricas e práticas, visando aprimorar os conhecimentos, executando os procedimentos e deixando os alunos mais seguros. Após as orientações foram aplicadas avaliações teóricas objetivas, com o objetivo de averiguar o aproveitamento dos cursistas. A capacitação seguida da coleta de dados foi realizada em três turmas da EEEP Júlio França, que não possuíam conhecimento prévio sobre atendimento pré-hospitalar. Cento e onze alunos realizaram a capacitação e preencheram um questionário com dez questões objetivas, com o intuito de identificar o grau de satisfação. Para um maior alcance de público, foi criado um blog para divulgação do estudo.
RESULTADOS:
A pretensão de formular a Cartilha de Primeiros Socorros para os estudantes do ensino médio, foi proporcionar conhecimentos e ensinar condutas corretas em uma situação de emergência, evitando, assim, agravamentos à vítima. Os Resultados alcançados ao decorrer do projeto foram satisfatórios, os quais nos estimularam a prosseguir com nossos ensinamentos. Os alunos além de aprenderem condutas eficazes, aprendem também a se sentir seguros em situações que necessitam de controle emocional.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Primeiros socorros são procedimentos simples com o intuito de manter vidas, feitos por pessoas comuns habilitadas, até obter atendimento médico especializado. Este estudo escolheu como público alvo os adolescentes, para serem capacitados ao atendimento pré-hospitalar. Diante dos dados analisados, conseguimos perceber a importância da Cartilha de primeiros socorros, tanto para ensinar as condutas ideais que possam salvar vidas, como para alertar cuidados que podem ter para não agravar o estado da vítima. Pudemos identificar a importância de se conhecer noções básicas de primeiros socorros, e estimular os participantes a permanecerem na busca do conhecimento acerca do atendimento pré-hospitalar.
Projeto: CARTILHA DE PRIMEIROS SOCORROS
A falta de conhecimento da população acarreta inúmeros problemas, como a manipulação incorreta da vítima e a falta de conhecimentos teóricos e práticos diante uma situação de emergência. O objetivo deste projeto é repassar nossos conhecimentos adquiridos da disciplina de urgência e emergência, ensinando-lhes algumas condutas a serem feitas de forma imediata para com a vítima afim de capacitar indivíduos.
Com isso, durante nossas reuniões, decidimos que nosso público alvo seria os adolescentes. O projeto, inicialmente, deu-se através de aulas em um mini curso na própria escola. Após o treinamento, observou-se o aprendizado dos participantes, por meio de avaliação escrita, identificamos que a maioria demonstrou conhecimento adequado frente aos primeiros socorros.
Assinar:
Postagens (Atom)